top of page

Mais Recentes !

Luana Bertoni Bagnoli

  • Foto do escritor: Mulheres Positivas
    Mulheres Positivas
  • 12 de nov.
  • 4 min de leitura

Nossa Mulher Positiva é Luana Bertoni Bagnoli, diplomata corporativa de formação e empreendedora. Luana compartilha os passos da sua carreira, os últimos 15 anos à frente da curadoria e importação da varejista Lojas Matsumoto, e a nova empreitada que começa juntamente com sua irmã, Carol Bertoni, onde juntas criam a LK BERTONI.


ree

1. Como começou a sua carreira?

A área de importação sempre foi algo presente na minha vida, pois meu pai importa artigos de Natal desde 1992. Por isso, resolvi cursar Relações Internacionais na ESPM, onde havia ênfase em marketing e negócios, que considero um dos pilares mais importantes para uma empresa.


Durante a faculdade, trabalhei com Relação com Investidores, primeiramente em uma consultoria, e posteriormente na mesma área, mas em uma empresa no setor de óleo e gás. Durante esse período, percebi que precisava mudar e fui para Milão fazer uma pós-graduação em Gestão de Marketing e Mercado de Luxo, que sempre foi uma paixão.


Quando voltei de Milão, meu pai me convidou para ir à Canton Fair, na China, para ver como funcionava o processo de importação, e me apaixonei por esse processo de curadoria e escolha de produtos.

Há 15 anos, comecei a participar de todo esse processo de importação, desde a ida a feiras para a busca e curadoria de novos produtos até o processo de chegada e nacionalização dos mesmos. Minha irmã, Carol, se juntou a mim 4 anos depois e começou a participar dessa curadoria. Desde a entrada dela, aumentamos a gama de feiras, indo para Alemanha, Índia e China, sempre buscando e acompanhando as tendências globais.


Nessas viagens, e vendo a enorme expansão ano após ano no setor de Home & Decor (Casa e Decoração), resolvemos criar a nossa marca, com nova identidade e uma linha high end (de alto padrão) de porcelanas voltadas para Gifts & Decor (Presentes e Decoração). A LK BERTONI será lançada agora em novembro com a primeira linha de enfeites de Natal decorativos e porcelanas pintadas à mão.


2. Como é formatado o seu modelo de negócio?

A LK Bertoni trabalhará com a grande maioria dos seus produtos importados; alguns serão importados 100% prontos, outros serão apenas a porcelana para ser pintada por artistas no Brasil.


A ideia, diferentemente da MATSUMOTO que apresenta mais de 60.000 SKUs (unidades de estoque), é ter uma linha enxuta de modelos de produtos, porém desdobrados em diferentes estampas e cores que se complementam. Outro ponto-chave da marca será o investimento em embalagens.


Acreditamos piamente que a experiência sensorial do cliente é o que muda o jogo! A forma como ele receberá o produto, o cheiro, a embalagem, a sacola... tudo isso conta muito na hora de escolher uma marca para presentear alguém. É o que chamamos de "presentear com intenção".


3. Qual foi o momento mais difícil da sua carreira?

Acredito que tive alguns momentos bem importantes e desafiadores. Obviamente, a pandemia deixou todos os empresários e donos de seus próprios negócios sem saber como proceder e que caminho seguir, não só pelo momento de fechamento, mas também pela mudança de comportamento do consumidor pós-pandemia.


Mas acredito que o mais desafiador da minha jornada até hoje foi quando, em 2022, a unidade matriz da MATSUMOTO na região da 25 de Março, onde tínhamos quase 4.000 m² de loja, pegou fogo. Além do prejuízo financeiro, houve todo um retrabalho de reconstrução, de recuperação do sistema que foi perdido, de organização do zero de fornecedores, pagamentos, funcionários e assim por diante.


4. Como você consegue equilibrar sua vida pessoal x vida corporativa/empreendedora?Acredito que tudo são fases. Já tive a fase de querer abraçar o mundo e estar sempre correndo de um lado para outro de forma quase que desesperada, ainda mais quando se tem filhos pequenos, o que é uma mudança completa de rotina, de prioridades e de múltiplas agendas para administrar. Hoje, com eles um pouco maiores (8 e 6 anos), eu consigo me organizar muito melhor e já tenho uma rotina pré-definida. Então, diria que hoje consigo equilibrar bem a vida pessoal com a corporativa, e deixar a culpa de lado.

A culpa não é algo que me assombra mais, de ambos os lados, seja no profissional ou no pessoal. Tento dar o meu melhor em todos os aspectos, mas eventualmente algum deles pode ser prejudicado em algum dia, e nesse caso, minha família sempre vem em primeiro lugar.


5. Qual seu maior sonho?

No momento, é tornar a LK BERTONI uma marca reconhecida, desejada, e que carregue não só produto, mas uma história junto!


E estar com a minha irmã nessa empreitada é muito mais do que sempre sonhei, pois ela sempre foi minha maior companheira, e estarmos juntas, criando algo do zero com a nossa cara e nossa identidade, é extremamente motivador! Além de termos uma à outra na hora de lidar também com as dificuldades do processo.


6. Qual sua maior conquista?

Minha maior conquista tem nome: Enzo e Helena.


7. Livro, filme e mulher que admira:

Livro: A Marca da Vitória (Autobiografia do criador da Nike).


Filme: Chamas da Vingança (Antigo, com Denzel Washington, que assisti infinitas vezes).


Mulher que Admira: Cristina Junqueira, do Nubank.

 
 

Sobre Elas: Histórias que Inspiram Mudança

FALE CONOSCO

Siga o Mulheres Positivas

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn

ONDE ESTAMOS 

Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, 1.645. São Paulo - SP

2024 Mulheres Positivas LTDA.
Todos os direitos reservados

SEJA PARCEIRO

Junte-se ao movimento Mulheres Positivas como uma empresa signatária e abrace a jornada para fortalecer todas as mulheres.

 

Vamos transformar juntos!

bottom of page