top of page

Mais Recentes !

Camila Severo

  • Foto do escritor: Mulheres Positivas
    Mulheres Positivas
  • 15 de out.
  • 3 min de leitura

Nossa Mulher Positiva é Camila Severo, brasiliense, psicóloga e apaixonada por viajar e desenvolver pessoas. Busca sempre tirar o melhor de cada experiência e tem como maior desafio de vida: gerar uma nova mentalidade no mundo corporativo que o aprendizado pode acontecer a qualquer momento e em qualquer lugar. 

Camila nos conta como iniciou sua carreira e como vem trabalhando para promover o aprendizado no meio corporativo.


ree


1. Como começou a sua carreira? 

Sempre soube que o esporte seria o meu caminho, um reflexo da infância estimulada pela natação e handebol. Entrei na Psicologia com o desejo de atuar na Psicologia do Esporte, mesmo diante da frustração inicial de não encontrar a disciplina no curso. A chave foi minha visão: enxergar a Psicologia como um "curinga" de possibilidades na minha vida.


Com um espírito ativo, curioso e buscando sempre produtividade, eu mergulhei no Movimento Empresa Júnior e, em seguida, estagiei em Recrutamento e Seleção em uma empresa de Tecnologia. Essa experiência foi essencial para um grande insight: percebi que eu era uma pessoa que precisava de um ambiente em constante movimento, longe de processos rotineiros.


Essa clareza me impulsionou a resgatar o sonho do esporte. Busquei ativamente o conhecimento que a faculdade não oferecia, participando de congressos, eventos e laboratórios de pesquisa. O ponto de virada foi a decisão de ir além: fazer um mestrado profissionalizante no exterior para obter a formação prática em Psicologia do Esporte. Lá, eu uni os pontos e descobri a performance como o elo entre o esporte e o mundo corporativo.


Ao retornar ao Brasil, a transição para o mercado de trabalho foi natural. Desde então, atuo com desenvolvimento de pessoas e alta performance, aplicando meu olhar tanto em organizações quanto no apoio voluntário a atletas de alto rendimento. Minha carreira é um exemplo de como a adaptabilidade, a curiosidade, a busca incessante por conhecimento e a clareza de propósito constroem um caminho de sucesso. 


2. Qual foi o momento mais difícil da sua carreira?

Foram vários momentos de dúvidas se deveria ou não continuar insistindo no mundo corporativo, vários obstáculos em culturas organizacionais, lideranças complexas, várias incertezas ao voltar para o Brasil de não saber como o mercado iria me receber e principalmente a famosa síndrome da impostora que me acompanha de vez em quando. Ser mulher nesse mundo ainda é muito desafiador. 


3. Como você consegue equilibrar sua vida pessoal x vida corporativa/empreendedora? Coloco limite nas minhas atividades profissionais. Ao finalizar meu horário de trabalho, evito o máximo de pensar ou abrir qualquer coisa relacionada a trabalho. Tenho meus momentos de pausas, que são prioridade no meu dia. Busco fazer atividade física, sair com amigos, ir em sambas e principalmente estar próxima da natureza, sendo uma praia ou uma cachoeira nos momentos que descanso. Priorizo a minha saúde mental e meu bem estar, pois aprendi que, se não fizer isso por mim, ninguém vai fazer. Além disso, tenho uma cachorra que me ajuda a lidar com essas pausas e com os desafios do dia a dia. 


4. Qual seu maior sonho?

Sonho em conseguir viver em um mundo em que a educação seja prioridade para todos, que as pessoas tenham a mesma oportunidade de aprender aquilo que elas 

desejam. Além disso, sonho em ter um espaço bem grande, próximo a uma praia, para cuidar de cachorros resgatados. 


5. Qual sua maior conquista?

Acredito que tenho conquistas diárias e essas conquistas estão relacionadas ao meu aprendizado. Cada aprendizado que tenho é uma conquista. Cada pessoa que ajudo a se desenvolver, já é uma conquista. Mas se tivesse que escolher, seria: a minha independência financeira e ir morar sozinha, tudo sendo conquistado através do crescimento da minha carreira e da minha dedicação constante ao aprendizado. 


6. Livro, filme e mulher que admira:

Super indico o livro "A gente mira no amor e acerta na solidão" da psicanalista Ana Suy. É um livro que traz uma reflexão muito linda sobre o que é amor, o que buscamos e onde buscamos.


Um filme, "Divertida Mente 1 e 2" da Disney Pixar. Por mais que sejam filmes infantis, eles têm muito a nos ensinar, principalmente para lidar com a tristeza e a ansiedade.


Sobre mulheres que me inspiram, eu sou muito privilegiada de ter mulheres incríveis perto de mim que me inspiram diariamente, mas, a mulher que mais me inspira é a minha irmã: Rafaela Severo, pela sua resiliência, determinação e vontade de aprender e melhorar sempre, pela linda carreira que vem construindo e suas conquistas sempre se posicionando da melhor maneira possível. 


 
 

Sobre Elas: Histórias que Inspiram Mudança

FALE CONOSCO

Siga o Mulheres Positivas

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn

ONDE ESTAMOS 

Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, 1.645. São Paulo - SP

2024 Mulheres Positivas LTDA.
Todos os direitos reservados

SEJA PARCEIRO

Junte-se ao movimento Mulheres Positivas como uma empresa signatária e abrace a jornada para fortalecer todas as mulheres.

 

Vamos transformar juntos!

bottom of page